MOJO

Termo acrônimo de Mobile Journalism (Jornalismo Móvel). Existem 7 tipos de mídias de massa: impresso, gravados, cinema, rádio, televisão, internet e telefone móvel. Ou seja, o celular é uma mídia de massa que está sempre ligada e sempre pronta para receber informação. Enquanto o O celular seria uma ‘tecnologia push’ e o computador seria uma ‘tecnologia pull’, ou seja, o celular implicaria numa recepção passiva enquanto o computador pediria uma recepção ativa. O celular é considerado ‘a primeira mídia de massa pessoal’.

A grande revolução da sociedade contemporânea não é se comunicar através da Internet, mas sim através de celulares. O sucesso do telefone móvel deve-se a sua capacidade de penetração social – que alcança mais 90% e é essencialmente oral enquanto a Web chega a pouco mais de 20% e necessita do domínio da língua escrita.

O futuro da notícia está nos 160 caracteres de um SMS, ou um Tweet. Mas o MoJo não é só texto. A possibilidade de fazer uploads de vídeos, fotos e áudio, possibilitando um Jornalismo mobile realmente multimídia.