D.com - Dicionário de comunicação social

Nosso Dicionário de Comunicação Social On-Line - D.Com tem a finalidade de acumular todas as terminologias úteis e jargões das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação social, além de neologismos que surgiram com o advento da internet e das novas tecnologias. Por isso, está em constante atualização e aprimoramento.

Fluxo de Informação

O conceito de Fluxo de Informação, no entanto, é também utilizado por outros três campos diferentes de conhecimento: Semiótica - considera a influência dos fluxos na construção do discurso; Teoria da Informação - influenciada por modelos matemáticos e de informática; e Teoria da Comunicação - identifica tais fluxos com a organização geopolítica e geocultural do mundo. 

Exclusão Digital

A exclusão digital, ou desigualdade digital, deve ser considerada ao se pensar no uso de novas tecnologias para que estas não venham a perpetuar a exclusão e criar um abismo ainda maior entre os que têm e os que não têm acesso às inovações tecnológicas. É um conceito que diz respeito às extensas camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.

Empresas

Consideram-se empresas jornalísticas aquelas que têm a seu cargo a edição de jornais, revistas e boletins e periódicos, ou a distribuição de noticiário e, ainda, a radiodifusão em suas seções destinadas à transmissão de notícias e comentários (parágrafo 2º do artigo 302 da CLT).  

Google

Google Inc. é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos fundada em 4 de setembro de 1998 com a missão da de "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin. 

Plano Geral

"O Plano Geral (PG) - Plano de Conjunto (PC) ou Long Shot (LS) -  focaliza os personagens dentro do local da ação e apresenta uma parte do cenário ou paisagem." Rabaça e Barbosa

Media Training

É o treinamento oferecido e elaborado pela assessoria de comunicação (ou contratado por ela) para os executivos, políticos, lideranças ou porta vozes da organização. Pode ser realizado de forma individual ou em grupos. Objetiva o desenvolvimento de competências comunicativas para lidar com a imprensa. Para Mafei, o treinamento bem dirigido de um porta-voz ajuda a organização a se posicionar com mais credibilidade perante a mídia. Ele deve responder aos questionamentos dos jornalistas de forma objetiva, evitando discursos vagos e vocabulário técnico.

Sangramento

Na diagramação, o sangramento é a ampliação da foto até as margens do papel. Ele aumenta a página na imaginação do leitor, o que fortalece o impacto não só da página, mas também do assunto da foto. Sangramento de página não deve ser usado com freqüência, não repetido em matérias em seqüência. São indicados principalmente para seções que tenham como base a imagem: seção impressões, seção ilustrado, entrevistas.

Princípios da Diagramação

Existem quatro princípios básicos de diagramação. Eles são: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste.

Rádio Digital

Rádio Digital é a transmissão de informação através do método de modulação digital de Rádio. As principais vantagens do Rádio Digital estão na melhoria da qualidade do som (Rádio AM com qualidade de FM e Rádio FM com qualidade de CD) e em mais opções para o ouvinte, como letreiros digitais com informações adicionais como notícias e previsão do tempo. A digitalização do rádio e a parceria com novas mídias oferecem também uso mais eficiente do espectro, interatividade, menor consumo de energia elétrica, possibilidades de novos modelos de negócios e maior participação no mercado publicitário. Existem três padrões principais de Rádio Digital: o Americano, o Europeu e o Japonês.

Plano de Marketing

Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. É composto das seguintes partes: Resumo executivo e sumário; Situação atual de marketing; Análise de oportunidades e questões; Objetivos; Programas de ação; Demonstrativo de resultados projetados; Implementação e Controles e Realimentação;

É dividido em três etapas de planejamento, o Estratégico, o Tático e o Operacional.

Todos os direitos reservados (C) 2015 Comuniqueiro